Profº Fernando Alves Firmino

Profº Fernando Alves Firmino

Compartilhe

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

16 de fevereiro - Dia do repórter



     Como proprietário do ESPORTESNET e da Rádio ESPORTESNET e também presidente da União Brasileira de Web Rádios, quero cumprimentar a todos os repórteres do país por seu dia, 16 de fevereiro e exaltar a sua importância no jornalismo. Obrigado e parabéns.




     No dia 16 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Repórter. Esse cargo exercido por profissionais da comunicação tem a função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias até a população.

     Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter – o Dia do Jornalista é comemorado em 29 de janeiro ou 7 de abril. O repórter, geralmente, cobre uma pauta definida pelo seu chefe, o editor. Como os jornais são divididos em editoria, seus profissionais também são. Existem repórteres de política, esportes, educação, cidades, mundo, economia, cultura, entre outros, além dos repórteres fotográficos.

História

     Em 1442, o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas – antes a impressão era manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o surgimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.

     No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século IXX, como O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens. Essas são caracterizadas pelo aprofundamento investigativo da informação, pesquisa, contextualização, abordagem multiangular e narrativa diferenciada.

     Euclides da Cunha é considerado por alguns como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, o autor de Os Sertões entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os personagens da guerra, como Antônio Conselheiro, e narrou para o jornal o que acontecia no arraial.

Desafio

     Ao longo da história, os repórteres conviveram e convivem até hoje com a censura e perseguição política, militar, policial e de criminosos. Segundo o relatório de 2013 da organização Repórteres sem Fronteiras (RFS), o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Tais fatos enaltecem ainda mais a importância do repórter, que diversas vezes se arrisca para levar a informação até a sociedade.



Fonte:
LESME, Adriano. "16 de fevereiro - Dia do Repórter"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-reporter.htm>. Acesso em 16 de fevereiro de 2016.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Apoio



Taboão da Serra, fevereiro de 2016

     Amigos moradores do Condomínio Conjunto Residencial Vale dos Pinheiros.

     Há 30 anos resido neste condomínio, minha vida se fez aqui. Como professor de educação física, educador e jornalista tenho orgulho de muitos filhos de moradores terem sido meus atletas e alunos. Hoje como educador e jornalista continuo a lutar na construção de valores e neste processo apoio para síndico do nosso condomínio o amigo Alcely Morais, há quem quero colaborar na valorização de nosso patrimônio e na melhoria das condições de moradia, conto com seu apoio, como sempre contei, por isso vamos ajudar o projeto do amigo Alcely.