Profº Fernando Alves Firmino

Profº Fernando Alves Firmino

Compartilhe

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

101 anos de Palmeiras



     O que é ser palmeirense?
     Hoje o antes Palestra, agora Palmeiras...completa 101 anos.
     Inicia-se mais cem anos de histórias para se contar e me perguntam, o que é ser palmeirense?
  Ser palmeirense é ser chato, ser crítico ao extremo, lembrar das duas academias, do super campeonato, do primeiro mundial (sim a história não mente, é só estudar), da libertadores e das grandes crises, dos rebaixamentos.
     É o clube onde a colônia é a raiz, mas que todas as famílias se juntaram.
     É onde todos apoiam até quando não há o que apoiar, onde se vibra até quando não se tem com o que vibrar.
    Como torcer quando a fase esta assustadora? Só sendo palmeirense.
    Que clube pode gritar que teve a arrancada histórica? O ataque dos 100 gols, o único a bater o time de Pelé? Quem pode dizer que foi o primeiro clube a representar a seleção brasileira?
    Hoje com um dos estádios mais modernos do mundo, com uma história que se mistura ao da maior metrópole da América Latina, onde a perseguição durante a segunda guerra, não abalou a fé verde e branca, tanta fé que nos anos 90 "canonizamos" um santo...São Marcos.
    Tive o prazer em até agora, minha breve passagem na terra conhecer alguns ídolos palestrinos, tive a sorte de estagiar no Palmeiras campeão da Libertadores e "respirar" um pouco daquela história tão enriquecedora.
    Hoje dizem que sou menos palmeirense, mas como se pode ser menos, quando somos mais? Como deixar de amar, quem nunca lhe traiu? Como abandonar, quem sempre esteve com você? Como esquecer de quem sempre lhe traz boas histórias. Como deixar de lado quem mesmo odiado pelos rivais tem seu respeito?
    Se hoje sou treinador de futebol e jornalista, devo ao Palmeiras, pois se não fosse este sangue "italiamente" (nem existe esta palavra) forte em minhas veias talvez meus sonhos não existiriam.
    Bem Palestra, Palmeiras, Parmera, Verdão, hoje completas 101 anos, se meus netos estiverem por aqui, parabéns pelo bicentenário.

Profº Fernando Alves Firmino - Mtb: 71668/SP






Nenhum comentário:

Postar um comentário